DECO PROTeste Casa - leasing imobiliario vantagens desvantagens
iStock

Leasing imobiliário: o que é e que vantagens tem

O leasing imobiliário pode ser uma boa alternativa ao crédito à habitação. Saiba o que é e quais são os prós e os contras. 

 

Se está à procura de alternativas ao crédito à habitação para comprar casa, conheça o leasing imobiliário.  

O que é o leasing imobiliário?  

O leasing pode ser comparado com um arrendamento, pois o cliente vive numa habitação e paga uma renda. No entanto, tem outras especificidades. Por exemplo, através do leasing imobiliário, o inquilino pode, mais tarde, comprar a casa pelo seu valor residual (valor da casa, acordado no contrato, ao qual é subtraído o valor de todas as rendas que foram pagas). 

Esta forma de financiamento é acordada com recurso a um contrato de locação financeira, ou seja, o locador (regra geral, o banco) disponibiliza uma habitação a um locatário (inquilino), que pagará uma renda. É indicada para médio e longo prazo.

Em Portugal, o prazo dos contratos de leasing imobiliário varia entre 7 e 30 anos. Existe também um limite de idade: dentro do prazo, o locatário não pode ter 75 anos ou mais. 

Prós e contras do leasing imobiliário

Como todas as soluções, também o leasing imobiliário tem prós e contras. 

Vantagens 

  • Financiamento a 100%. Para quem tem pouco capital inicial para investir, o leasing é uma boa solução, pois não precisa de dar entrada. O leasing poderá, também, cobrir eventuais obras que seja necessário realizar e os custos processuais: imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT) e custos notariais. 
  • Flexibilidade para comprar. No fim do contrato, o locatário pode comprar a casa e todas as rendas pagas são um investimento para adquirir a habitação, o que não acontece num contrato de arrendamento. Pode também cancelar o contrato sem comprar a casa. 
  • Isenção do imposto de selo. Este imposto é cobrado quando adquire uma casa com recurso ao crédito à habitação. No entanto, no leasing imobiliário, o locatário está isento deste pagamento, o que pode significar uma poupança de 1,2% do valor total do crédito. 
  • Possibilidade de arrendar a casa. Durante o contrato, o locatário pode arrendar a casa a terceiros. 

Desvantagens 

  • Não tem isenção do IMI. Com o leasing imobiliário, terá de pagar o imposto municipal sobre imóveis (IMI), mesmo que o seu agregado familiar tenha baixos rendimentos.  
  • Tem de contratar seguro multirriscos-habitação e seguro de vida. Ao contrário do que acontece num contrato de arrendamento, terá de contratar estes seguros à parte, o que aumenta a despesa total.  
  • Pouca oferta. O leasing imobiliário ainda não é uma solução disponibilizada por todos os bancos. 
  • Processo de penhora mais facilitado. Em caso de incumprimento no pagamento das rendas, é mais fácil penhorar a casa, pois pertence ao banco.