FAQ's

Particulares

O que é o site Proteste Casa?

A nossa plataforma é uma referência ao nível da informação sobre o processo de compra e venda de casa e das ferramentas disponibilizadas. Este portal pode ainda colocar os consumidores em contacto com a rede de mediação imobiliária, sempre que estes o pretendam. 

Não sou subscritor da DECO PROTESTE. Posso utilizar o site Proteste Casa?

A utilização é livre  e gratuita para todos os consumidores. Mas a utilização de algumas ferramentas neste ou em outros sites da DECO PROTESTE pode implicar a criação de uma conta gratuita se não for subscritor.

A utilização do site tem algum tipo de custo associado ou vínculo?

Não há qualquer custo associado. Em qualquer momento o utilizador poderá cancelar a sua conta de registo.

Que tipo de soluções posso encontrar no site da Proteste Casa?

Disponibilizamos ferramentas e serviços relacionados com o processo de compra e venda de casa. Desde a colocação de anúncios de imóveis para venda, a soluções para crédito hipotecário, através do parceiro Proteste Crédito, ou subscrições de seguros multirriscos ou vida através do parceiro Proteste Seguros. Aqui encontra ferramentas de cálculo de encargos relacionados com a compra e venda de casa, soluções para o condomínio e para a manutenção e vistorias do imóvel, e até empresas a que poderá recorrer na área de mediação imobiliária.

Quais as vantagens de colocar o meu anúncio no site da Proteste Casa?

Além de ser gratuito, ao colocar anúncios enquanto particular (até um limite de 5) obtém a validação jurídica de uma parte da documentação relacionada com o imóvel. Com este passo inicial, pretendemos tornar o processo não só mais seguro, mas também mais célere. Por outro lado, beneficiará da publicidade junto da comunidade da DECO PROTESTE.

Que documentos preciso reunir para anunciar o meu imóvel no site da Proteste Casa?

Tem de ter a Identificação pessoal, licença de utilização do imóvel, caderneta predial, certificado energético e fotos do imóvel.

Como sei que o meu anúncio foi aprovado e publicado?

Depois de o utilizador completar todos os passos para a publicação do anúncio, a equipa da Proteste Casa receberá automaticamente a documentação e irá proceder à sua análise. Os anúncios, depois de analisada e aprovada essa documentação, serão publicados na plataforma e terão uma identificação no próprio anúncio do imóvel "Verificado - Proteste Casa".

Os dados/documentos que forneço ficam seguros? São partilhados com outras entidades?

Os dados partilhados e recolhidos no site da Proteste Casa bem como em todas as ferramentas ou serviços próprios da Deco Proteste não serão partilhados com terceiros.

Quanto tempo fica o meu anúncio disponível no site da Proteste Casa?

É nossa intenção que o anúncio esteja disponível no site enquanto o utilizador assim o pretender, mas que esse interesse seja renovado recorrentemente.

Como funciona a relação entre consumidores e parceiros da Proteste Casa?

Qualquer utilizador é livre de colocar os seus anúncios no site da Proteste Casa e de vender o seu imóvel diretamente a outro consumidor. Contudo, a Proteste Casa pretende juntar consumidores e profissionais sempre que o consumidor assim o pretenda para intermediar o processo de transação. De resto, os parceiros da Proteste Casa não poderão efetuar qualquer tentativa de contacto e/ou angariação do imóvel colocado na plataforma Proteste Casa, pelo consumidor particular, exceto se este pedir.

Quem pode ser parceiro da Proteste Casa?

Todas as empresas de mediação imobiliária que tenham uma licença obtida junto do IMPIC válida e que cumpram os termos contratuais estabelecidos com a Proteste Casa podem ser parceiros ,  ajudando os consumidores no processo de transação. O objetivo principal da Proteste Casa é ter uma abrangência nacional.

Quais as vantagens de recorrer a um parceiro da Proteste Casa?

Se recorrer a um parceiro da Proteste Casa para vender o seu imóvel pagará uma comissão máxima de 3% sobre o valor de transação do imóvel. Para imóveis abaixo de determinado valor existirá uma comissão de valor fixo apresentada pela empresa de mediação. Por outro lado, recorrendo a um parceiro da Proteste Casa passará não só a ter um profissional dedicado à venda do seu imóvel, mas também outra fonte de divulgação.

Como quem assino o contrato de mediação do imóvel?

Caso recorra a um parceiro da Proteste Casa, o contrato de mediação é assinado entre si e o parceiro escolhido. A Proteste Casa pretende colaborar para um mercado de mediação imobiliária mais seguro e transparente, mas não faz mediação de imóveis.

Como reclamar contra um dos parceiros apresentados no site?

Pode usar a nossa plataforma Reclamar para escrever uma reclamação contra um dos profissionais e/ou empresas prestadoras de serviços. Saiba mais informações em  https://www.deco.proteste.pt/reclamar.

Posso recomendar um dos parceiros apresentados no site?

Se conhece ou contratou um profissional com o qual teve uma boa experiência, é livre de pode recomendar a utilização do site Proteste Casa, por e-mail ou através das nossas redes sociais e dos parceiros que estão disponíveis. 

Como posso contactar a equipa da Proteste Casa?

Para dar sugestões satisfazer dúvidas sobre o site, pode enviar email para geral@protestecasa.pt. Se tiver algum problema no registo ou na criação de anúncio, envie email para registo@protestecasa.pt. Se detetar algum erro no site ou pretender efetuar alguma reclamação, envie email para reclamacoes@protestecasa.pt.

Profissionais

Como me posso tornar parceiro da Proteste Casa?

Preencha o formulário disponível na área de registo. 

Qual a principal vantagem de ser parceiro da Proteste Casa?

Somos uma plataforma de anúncios. A parceria é estabelecida com uma perspetiva de longo prazo e numa base de sucesso e não de mera quantidade de anúncios.

Que outras vantagens tenho em ser parceiro da Proteste Casa?

Para além de beneficiar indiretamente da publicidade que iremos fazer junto dos consumidores e dos nossos mais de 300 mil subscritores, poderá também beneficiar das ferramentas que estão disponíveis no site da Proteste Casa para prestar um melhor serviço aos seus clientes. Por outro lado, ao conseguir angariar um imóvel no site da Proteste Casa terá um processo de venda mais célere devido à validação jurídica de uma parte da documentação do imóvel feita inicialmente pela Proteste Casa.