DECO PROTeste Casa - montar biblioteca infantil em casa
iStock

5 passos para montar uma biblioteca infantil em casa

A sua casa está a precisar de uma biblioteca infantil? Siga os cinco passos para criar o espaço de leitura ideal para os mais novos.

 

Os mais novos estão a crescer e já começam a ter os seus próprios livros de eleição? Parece que está, então, na altura de montar uma biblioteca para os seus pequenos leitores. Siga os passos seguintes e verá que as crianças vão adorar o novo espaço de leitura em casa.

1. Defina o espaço da casa onde quer montar a biblioteca

O ideal seria reservar um espaço exclusivo para colocar a biblioteca, de preferência numa das divisões que os miúdos mais frequentam (quarto de dormir ou quarto dos brinquedos, se for o caso).

Dê asas à imaginação e monte um espaço personalizado, tendo em conta os gostos dos seus filhos, para que seja o mais cativante possível.

2. Use materiais adequados para crianças

Para que a sua biblioteca infantil seja apelativa para os mais novos, terá de ter mobílias adaptadas a eles. Arranje, assim, uma mesa e uma cadeira baixas, para que as crianças se sentem facilmente, e uma estante ou prateleiras que estejam à altura delas. Assim, sentir-se-ão independentes e autónomas para irem buscar os seus próprios livros.

Torne essa zona aconchegante e confortável. Por exemplo, coloque uns almofadões no chão.

3. Faça a seleção de livros consoante a idade

Depois de montada, a biblioteca precisa do mais importante: os livros. Opte por livros didáticos e adequados à faixa etária em questão. Dê preferência aos livros que os seus filhos mais gostam, para que estes ganhem um gosto natural pela leitura. Ou, pelo menos, tenham a iniciativa própria de abrir e explorar os livros.

4. Se tiver livros que já não usa, doe

Se na seleção de livros se deparou com alguns que já não são adequados para a idade dos seus filhos, pode doá-los a uma instituição de crianças e jovens. Oferecer um livro é sempre uma boa ação, principalmente a quem não tem possibilidade de os ter. Por isso, dê uma nova vida aos livros que já não usa. 

5. Coloque os livros por ordem

Ter os livros organizados na estante é um bom princípio, pois assim conseguirá encontrá-los mais facilmente. No entanto, como a biblioteca é para as crianças, é importante que a ordem dos livros lhes seja familiar e que, de certa forma, até intervenham nessa organização.

Por exemplo, se o seu filho já souber o alfabeto, seria interessante, e até interativo, que o incentivasse a colocar os livros por ordem alfabética. Se, por outro lado, a criança for mais pequena e estiver a aprender as cores, opte por uma organização dos livros por cores.

As crianças gostam de se sentir incluídas nessas tarefas e atividades.

Prefere ter uma biblioteca para toda a família? Veja aqui: Como montar uma biblioteca em casa em 6 passos