https://deco.casafaricrm.com/ContentFiles/6871/1666887777_0.jpg?quality=80&mode=crop&anchor=top&width=1080&height=480

Como eliminar bolor das paredes e do teto

Saiba como preparar uma solução para eliminar o bolor das paredes. Para prevenir o seu aparecimento, tenha atenção ao vapor de água e areje a casa.

 

Com a chegada da chuva, as casas tendem a acumular mais humidade no seu interior, o que é propício ao aparecimento de manchas de bolor. Estas tendem a espalhar-se facilmente, pelo que deve eliminá-las logo que possível.

Para tal, siga os seguintes passos:

  • prepare uma solução com lixívia (uma parte de lixívia para cinco partes de água); 
  • use luvas para aplicar a solução com uma esponja ou um pincel. Em alternativa, opte por um produto antimusgo e aplique-o com um vaporizador para plantas;
  • deixe atuar durante algum tempo;
  • lave em seguida com água limpa e uma esponja.

No caso das juntas dos azulejos, se não conseguir eliminar os fungos deste modo, use um produto de limpeza específico para juntas. Aplique o produto com um vaporizador e limpe com um pano ou uma esponja.

Previna o aparecimento de bolor

Mais importante do que eliminar o bolor é prevenir o seu aparecimento. Saiba como fazê-lo.

Reduzir a produção de vapor

Na casa de banho, evite que a água quente ultrapasse os 55 ºC. Temperaturas superiores fazem subir a produção de vapor de água. Para tal, regule a misturadora de modo a obter água temperada. Enquanto cozinha, tape as panelas e ligue o exaustor.

Evite também secar roupa dentro de casa, a menos que o faça numa divisão bem ventilada.

Arejar a casa

O arejamento da casa é fundamental para prevenir o aparecimento de bolor. Sobretudo no inverno, a entrada de ar fresco, que substitui o ar interior, mais quente, pode contribuir para diminuir a taxa de humidade dentro de casa, evitando a condensação. Nas casas antigas, não isoladas, a ventilação é geralmente suficiente: como os caixilhos antigos não são herméticos e as paredes não são isoladas, a evacuação do vapor não é um problema.

Pelo contrário, as habitações recentes ou remodeladas são frequentemente muito herméticas, o que resulta numa ventilação reduzida. Arejar a casa diariamente, abrindo as janelas, é, por isso, essencial. Colocar um ventilador numa parede ou numa janela pode também ajudar a resolver o problema. Se necessário, consulte um especialista.

Evitar as paredes frias

A solução passa por otimizar o isolamento da casa. Para isolar uma parede, pode, por exemplo, aplicar espuma de poliestireno, disponível em rolos ou em painéis, e, posteriormente, forrá-la com papel de parede. O poder isolante deste material é limitado, mas contribui, pelo menos, para reduzir a perda de calor através da parede, ajudando a resolver alguns problemas de condensação.

Saiba mais sobre materiais isolantes: Isolamento témico: prós e contras de 10 materiais

Pode igualmente aumentar a temperatura das paredes através do aquecimento. É aconselhável não deixar a temperatura das divisões descer abaixo dos 10 ºC, sobretudo no tempo húmido.