DECO PROTeste Casa - conforto em casa temperatura ideal humidade ideal

Conforto em casa: mantenha a temperatura e os níveis de humidade ideais

Níveis desadequados de humidade são prejudicais para a casa e para a sua saúde. Explicamos como manter a casa confortável todo o ano.

 

Garantir o conforto térmico em casa implica conseguir manter os níveis de temperatura e de humidade da habitação dentro de um intervalo concreto. Um bom isolamento dos tetos e das paredes, bem como o arejamento regular da casa (evitando as correntes de ar) contribuem, de forma eficaz, para esse propósito.

Se, ainda assim, for necessário recorrer a equipamentos para manter o interior confortável, opte pelos mais eficazes. Para aquecer e arrefecer as divisões, o aparelho de ar condicionado é a solução mais eficiente. Já se o problema está sobretudo relacionado com o excesso de humidade, sobretudo durante o inverno, o desumidificador pode ajudar.

Mas quais são, afinal, os níveis adequados de temperatura e de humidade no interior de um imóvel?

Níveis adequados de temperatura em casa

A temperatura de conforto varia com as estações do ano e consoante as pessoas na habitação se encontrem em repouso ou em atividade. Ou seja, uma pessoa sentada e em repouso só se sentirá confortável se o ambiente estiver mais quente. Pelo contrário, para compensar o calor que o corpo humano liberta quando efetua um trabalho físico intenso, é necessário baixar o nível da temperatura ambiente.

Durante o inverno, a temperatura ambiente de conforto situa-se entre os 18 e os 20 graus centígrados. No entanto, se os ocupantes estiverem em atividade, o ideal será manter uma temperatura mais baixa, entre os 15 e os 18 graus centígrados, consoante as tarefas que estejam a desempenhar.

Por outro lado, no verão, a temperatura de conforto no interior das habitações deve rondar os 25 graus centígrados.

Quer aquecer a casa com menos dinheiro? Saiba como: Aqueça a casa com pouca energia

Níveis adequados de humidade em casa

No que toca aos níveis de humidade, a atmosfera de uma divisão estará agradável quando o teor de humidade relativa se situar entre os 50 e os 60 por cento. Estes valores não devem descer abaixo dos 40%, nem ser superiores a 70 por cento.

Apesar disso, os níveis de humidade no exterior das habitações, bem como a construção e o isolamento ineficientes, fazem com que estes valores fiquem facilmente fora do intervalo de conforto.

Se, por um lado, o ar demasiado seco irrita as mucosas do nariz e da garganta, por outro, elevados níveis de humidade favorecem o desenvolvimento de fungos. Estes originam indesejáveis manchas de bolor nas paredes, podem provocar danos irreparáveis nos revestimentos e no mobiliário e ainda levar ao aparecimento de doenças, como alergias e problemas respiratórios. Para este cenário, contribuem também problemas relacionados com a condensação, agravados pela descida das temperaturas, no inverno.

Para conhecer os níveis de humidade no interior da sua habitação, pode utilizar um higrómetro, aparelho à venda em lojas de eletrodomésticos, com preços a partir de 10 euros. Alguns desumidificadores também permitem selecionar o nível de humidade relativa pretendido na divisão, suspendendo ou iniciando o seu funcionamento consoante esse nível é ou não atingido.